Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Educação e suas Concepções Pedagógicas




A educação é uma área que está em constante discussão, objetivando caminhos a seguir a fim de uma melhoria no quadro educacional. Segundo Carlos Rodrigues Brandão a educação acontece em diverssos lugares socias, na família, na igreja, no trabalho, no lazer,  etc. Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que as práticas educativas distinguem-se da prática escolar, por constituir-se se uma ação intencional, sistemática, planejada e continuada. Na visão de Paulo Freire, Educação é um processo que antes de mais nada constitui-se de um ato de amor e coragem, que está embasada no diálogo, na discussão e no debate. 

No entanto, por trás de cada metodologia, por trás de cada prática pedagogica há uma concepção, mesmo de forma inconsciente, pressupõe uma epstemologia de ensino e aprendizagem. Com isso,  é possível traçar um breve histórico  da tradição pedagógica brasileira.
Entre as correntes que mais se destacaram no Brasil é possível citar, a pedagogia tradicional, a Escola Nova ou Pedagogia Renovada, O Tecnicismo Educacional, Pedagogia Libertadora e  a Pedagogia Construtivista. Cada uma com suas particularidades e ideais, sempre uma contrapondo a outra.

Para Jonh Dewey, um dos grandes influenciadores da escola nova, a escola não pode ser uma preparação pra a vida, mas sim a própria vida, assim, a  educação tem como eixo norteador  a vida-experiência e a aprendizagem.
E a escola seria relamente o lugar de preparação para a vida?

11 comentários:

  1. Olá!
    Bem, queria dizer que eu concordo com John Dewey quanto a afirmação que a escola não pode ser uma preparação para a vida.
    Na minha opinião, a escola é uma das particularidades da vida. Lá é possível tanto alcançar o aprendizado teórico dos livros, quanto associar à realidade vivida em casa ou na rua.
    Sendo assim,não nos preparamos para a vida e sim usamos da nossa vivência para entender certos conceitos necessários.Ou seja, a escola, o trabalho, o lazer, tudo faz parte de um conjunto de particularidades da vida.
    Não nos preparamos para a vida, na escola devemos entender como ela é de fato, compartilhar experiências e aprender a enxergar o conhecimento visto na escola no nosso dia a dia. A chamada aprendizagem significativa.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não só a escola seja um lugar de preparação para a vida, mas também todos os lugares onde nos relacionamos com outras pessoas, pois, em todos esses lugares vivenciamos experiências que nos ajudarão a construir um determinado conhecimento que nos será útil em algum momento da nossa vida.
    E quando Paulo Freire diz que "Educação é um ato de amor e de coragem, embasado no diálogo, na discussão e no debate", penso não só na educação escolar, mas também na educação que damos aos nossos filhos em casa, e que na minha concepção, se constitui a base para a formação do indivíduo, pois ela exige muito amor, coragem, diálogo e sem dúvida, muito debate.

    ResponderExcluir
  3. A escola atual no contexto brasileiro ao meu entender está voltada para o dominio e apreensão dos conteúdos por parte dos alunos, no entanto a educação através dos tema transversais é ainda utilizada de forma tendenciosa para os assuntos emergentes que implica os aspectos sócio-economico e político, sendo o segundo acima dos interesses do primeiro e o terceiro dissociado do ato politico e educacional.
    Penso que a educação pode caminhar de forma equilibrada com a vida, se não o que seria da acadêmica se está não estivesse voltada para o projeto de vida de seus alunos e o contexto social em que esta está inserida?

    ResponderExcluir
  4. Não plenamente a escola é um lugar de preparação para a vida,ela dá as ferramentas de construção do conhecimento. Mas a preparação para avida se adquiri a cada dia, e experiência pois cada ser carrega dentro de si seus valores, ideais, e a escola não poderá modificar a visão que cada ser tem de sua realidade.
    Mariádne

    ResponderExcluir
  5. “A escola é uma maravilhosa colaboradora, mas são os pais que educam... As bases que desenvolvem o caráter da criança correspondem aos pais, cabendo à escola o papel de orientadora e reforçadora da educação familiar, que deve ensinar os modelos de convivência e exemplificar a verdade, a alegria, a paz, a tolerância, a justiça”. Egidio Vecchio. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, que dependem, para sobreviver da transmissão de sua herança cultural aos mais jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios que julga necessários para perpetuar sua herança cultural e treinar os mais jovens nas maneiras de ser e pensar do grupo. O que integra o indivíduo na sociedade e no grupo social em que vive é o patrimônio cultural que ele recebe pela educação. A criança, por exemplo, passa desde cedo pelo processo de socialização, na medida em que aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A adaptação dos indivíduos à sociedade (socialização); O desenvolvimento de suas potencialidades; O desenvolvimento da própria sociedade.
    A sociedade somos todos nós. A sociedade pode e deve mudar, mas somos nós que temos de procurar essas mudanças. Nós que achamos, por exemplo, que a escola é uma coisa muito importante e que ela está funcionando muito mal. Muita coisa pode ser feita para melhorar a escola. É urgente e prioritário adotar medidas que assegurem a todas as crianças o ingresso na escola e sua permanência no ensino pelo maior tempo possível. Algumas dessas medidas práticas, com efeito positivo imediato, são as seguintes: prolongamento do tempo de duração da jornada escolar; adaptação do horário e do calendário escolar às necessidades das crianças que trabalham; distribuição gratuita de todo o material escolar. Incentivar de alguma forma as famílias para que encaminhem seus filhos para a escola é fundamental.

    ResponderExcluir
  6. Richard A. Scchumuk(1980,p.169) apresenta a seguinte definição de escola: A escola é uma organização complexa composta de relações formais e informais entre menbros docentes e entre estudantes.Ao passo que é integralmente sujeita ás normas da comunidade e a outras importantes condições sociais;os seus alunos e professores criam o seu próprio currículo vivo á medida que interagem nas salas de aula.Em suma, a escola constitui um sistema social diverso e complexo com um múltiplo de partes interdependentes.Este conceito reforça a idéia de escola como uma instituição organizada, onde professores e alunos vivenciam na sala de aula, as relações formais e informais, porém obedecendo ás normas originadas do contexto social vigente.

    ResponderExcluir
  7. A escola é um espaço de troca de experiências, no qual surgirão idéias diversas que promoverá conflitos, entretanto, possibilitará a reflexão para o indivíduo. Estas divergências fazem parte da construção do "EU" de cada sujeito.A diferença entre os mesmos implicará na forma como ele conduzirá para a sua vida esses agentes transformadores internamente e externamente!

    ResponderExcluir
  8. Segundo Mangueira (2005)A escola tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e qualificação profissional.
    Educar não se resume apenas num processo profissional como outro qualquer com suas impassividades; mas deve trilhar caminhos que de uma forma ou de outra, leve o educando a pensar sozinho e impulsioná-lo ao interminável desejo de reconstruir seus próprios conceitos, se assim necessário, para o restabelecimento de sua liberdade como via segura para auto- afirmação social, fazendo a sua própria história e decidindo sobre o seu futuro. Este é sem dúvidas o nível desejado para uma educação moderna.

    ResponderExcluir
  9. A escola um espaço de troca de conhecimentos assim como um ambiente de medos, conflitos e tantas outras descobertas, precisa assim ser desmestificada para romper barreiras e quebrar tabus.Não ha quem um dia não fez uma cara feia quando ouve falar você precisa se educar , precisa ir a escola,é mas em meio tudo isso não a quem não se alegra quando aprende algo novo,ou esta num anbiente chamado escola, diante de uma infinidade de escolhas e conquistas, é assim que vejo a escola, a educação, algo precioso que deveria ser bem mais valorizado e ter seu verdadeiro reconhecimento e encanto.

    ResponderExcluir
  10. De fato Lêu, escola e educaçao são coisas bem distintas. Penso na escola como espaço físico, instituição organizada e subordinada aos ditames da classe dominante da sociedade através de seu currículo e entendo a educação como a lição de aprendizado para vida independente de paredes ou recursos tecnológicos, sem desmerecer sua importância. No entanto acredito que o conjunto de recursos físico e humano, quando em harmonia e responsabilidade faz o aprendizado acontecer possibilitando ao educando alçar vôos mais altos e longínquos.

    ResponderExcluir
  11. Abordagem pedagógica sem gestão e prática é só teoria. Não é? Pensem nisso.

    ResponderExcluir